top of page
Postlatam

A Pós-graduação Latino-Americana em Biofísica tem como objetivo principal formar recursos humanos na área de Biofísica com enfoque tanto teórico quanto experimental na América Latina. O Programa foi criado em 2006 e constitui uma ação da União Internacional de Biofísica Pura e Aplicada (IUPAB) que envolve todos os países da América Latina. Visa também construir uma rede física de aperfeiçoamento, onde alunos de pós-graduação e professores podem transitar de pós-graduação os laboratórios dos cursos de graduação aderidos, promovendo acesso aos principais centros de excelência em bio na América Latina.

A coordenação do Programa está sob a responsabilidade da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBF) e da Sociedade Argentina de Biofísica (SAB) e possui atualmente 202 alunos inscritos, em cerca de 37 programas de Pós-graduação na área de Biofísica no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e Venezuela. A um Programa específico para o POSLATAM em parceria com o CNPq visa contemplar 10 bolsas de doutorado de projeto, sendo para brasileiros no exterior e cinco para cinco de criação estrangeira ao Brasil, por meio da abertura de chamadas bianuais, no período de 2015 a 2018 .

A cerimônia de assinatura do Acordo e Plano de trabalho com as Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBF) e Argentina de Biofísica (SAB) para criação do Programa de bolsas CNPq/Pós-graduação Latino-Americano Sociedade em Biofísica (POSLATAM) ocorreu na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, Argentina, no dia 19 de março de 2015. Além da presença do Embaixador Everton Vieira Vargas e do Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, prof. Marcelo Morales, conto também com representantes das sociedades brasileira e argentina de Biofísica e do  Conselho Nacional de Investigações  Científicas e Técnicas (CONICET) da Argentina.

Iniciativas latino-americanas bem-sucedidas em biofísica

  • Marcelo M. Morales   

  • Silvia del V. Alonso 

Revisões Biofísicas  volume 6, páginas 1–2 (2014)

https://link.springer.com/article/10.1007/s12551-014-0139-1

bottom of page