A Sociedade
Em 1936 sob a liderança do Professor Barbosa Vianna, 19 professores se reuniram na então Escola de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro com o objetivo de promover encontros entre estudantes e pesquisadores para discutir Biofísica através de cursos, conferencias e congressos. Estava criada a Sociedade Brasileira de Biofísica.
Após um período de recesso, a Sociedade foi reativada em 1963 pelo professor Carlos Chagas Filho e um grupo de colaboradores do Instituto de Biofísica, no antigo prédio da Faculdade Nacional de Medicina, da UFRJ, na Praia Vermelha. Com a partida do professor Chagas, em 1965, para a França, ocupando o posto de Embaixador do Brasil junto à UNESCO, a Sociedade ficou inativa. Em 1975, um grupo de professores e alunos de Pós-Graduação do Instituto de Biofísica que fora transferido para o CCS na Cidade Universitária-Ilha do Fundão, decidiu reativar a sociedade com a sigla SBBf. O grupo contou com a anuência do professor Chagas que, de volta à UFRJ, como Decano do CCS, foi eleito presidente da SBBf, por aclamação, para o Biênio 1976-1977, sendo Secretária Geral Aída Hassón-Voloch.
Decidiu-se então que as Diretorias seriam eleitas para um biênio e a direção da sociedade compreenderia um Conselho Fiscal e um Conselho Consultivo, todos eleitos conjuntamente. A SBBf conta com três tipos de associados: sócios eméritos, efetivos e aspirantes.
A 1° reunião da Sociedade foi realizada em dezembro de 1976, no CCS da UFRJ e o livro de resumos dos trabalhos apresentados foi editado pela Academia Brasileira de Ciências. A partir de então, a SBBf passou a se reunir anualmente, tendo sua direção se transferido, com as diretorias eleitas, para Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Aracaju (SE), Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto(SP) e novamente Rio de Janeiro (RJ) e, presentemente, Belo Horizonte (MG).
Em 1977, a SBBf filiou-se à International Union of Pure and Applied Biophysics (IUPAB) por intermédio de Richard Keynes, seu Secretário geral. Os Congressos Internacionais são realizados cada quatro anos e os sócios da SBBf têm participado ativamente. Com a organização da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE), em 1986, a Diretoria da SBBf , então presidida por Eduardo Penna Franca, decidiu que os Congressos da Sociedade Brasileira de Biofísica, a partir de 1987, seriam organizados conjuntamente com os da FESBE, o que vem acontecendo, com sucesso, até a presente data.
Missão
Visão
Valores
A Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) tem como missão congregar todos os pesquisadores interessados em criar, desenvolver e incrementar atividades de pesquisa e ensino nos campos da Biofísica e Ciências afins, em cursos de graduação e pós-graduação, associando o estudo e a discussão de temas concernentes à
Biofísica.
Nossa Sociedade dedica-se à inserção e ampliação da atuação da Biofísica em diversas áreas do conhecimento, relacionado às ciências básica e aplicada, por meio
do incentivo às atividades de pesquisa, formação de recursos humanos e divulgação do conhecimento na área de Biofísica.
• Ampliação e difusão do conhecimento na área de Biofísica
• Inserção das pesquisas em Biofísica e áreas correlatas nos cenários nacional e internacional
• Estímulo à formação de recursos humanos qualificados na área de Biofísica e ciências afins
Deseja saber mais?
Entre em contato através do e-mail: sbbf@sbbf.org.br, ou inscreva-se em nossas listas de email:
para isso, basta enviar um email para:
sbbf_news+subscribe@googlegroups.com
sbbf_global+subscribe@googlegroups.com
Inscreva se fique antenado em tudo que acontece nos mundo da Biofísica!!
Estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato por email ou redes sociais.