Setembro 23, 1939 - Maio 9, 2024
Ian C.P. Smith nasceu em Winnipeg, Canadá em 23 de setembro de 1939. Formou-se em Química e obteve o mestrado na Universidade de Manitoba. Doutorou-se na Universidade de Cambridge, com Alan Carrington. Fez pós-doutorado na Universidade de Stanford, com Harden M. McConnell e nos laboratórios da Bell, com Robert G. Shulman. Em 1967 começou sua carreira no National Research Council do Canadá (NRCC), em Ottawa, onde se tornou Diretor Geral do Institute of Biological Sciences. Em 1992 mudou-se para Winnipeg para criar o Institute for Biodiagnostics (também do NRCC), do qual se tornou Diretor Geral.
Tinha um grande entusiasmo pela pesquisa, criando uma atmosfera de estímulo aos membros do laboratório. Esteve entre as primeiras gerações a desenvolver e empregar métodos de Ressonância Magnética Eletrônica e Nuclear (RPE, RMN) em Sistemas Biológicos, tendo contribuído de forma relevante para o crescimento da área. Seu grupo esteve entre os primeiros a empregar o Método de Marcador de Spin (RPE) no estudo de membranas e RMN de 13C no estudo de carboidratos e peptídeos, e de 2H no estudo de membranas. Entre suas contribuições inclui-se a participação no desenvolvimento de uma vacina infantil para meningite.
Ian contribuiu para o avanço de tecnologias médicas, atuando na criação de várias empresas focadas no diagnóstico e tratamento de câncer, tendo participado do desenho de um sistema móvel de RMN de imagens para utilização em cirurgias.
Recebeu em seu laboratório pesquisadores jovens e sêniors do mundo todo, orientando muitos estudantes que posteriormente se tornaram renomados cientistas.
Ian contribuiu muito para a Biofísica no Canadá. Juntamente com outros pesquisadores e seus ex-alunos Michele Auger e John Baenziger, em 1985 criou oficialmente a Sociedade de Biofísica do Canadá (BSC). Por sua contribuição, foi nomeado seu membro inaugural.
Administrou palestras e cursos nas universidades de Ottawa, Carlton, McGill, Queen´s, Winnipeg, Manitoba, e orientou alunos dessas universidades. Também apresentou conferências em congressos e universidades em inúmeros países e organizou vários congressos.
Recebeu vários prêmios em reconhecimento a suas contribuições, entre eles, Fellow do Chemical Institute of Canada, da Royal Society of Canada, da Biophysical Society, e da International Society for Magnetic Resonance in Medicine. Foi nomeado Oficial da Ordem do Canadá e foi agraciado com a Estrela da Romênia, as Medalhas de Ouro e Platina do Jubileu da rainha Elizabeth II, a Medalha Flavelle da Royal Society of Canada, e recebeu doutorados honorários das Universidades de Estocolmo, Winnipeg e Brandon.
No plano internacional teve significativa atuação; organizou, entre outros, juntamente com J.P. Carver e Brian Sykes, o 7th International Congress on Magnetic Resonance in Biological Systems em Sainte Jovite (1976). Foi durante vários anos membro do Conselho e, em seguida Presidente da IUPAB (2002-2008), tendo presidido o 10o. Congresso da IUPAB, em Vancouver (1990).
Participei de seu grupo de pesquisa por um total de seis anos entre 1970 e 1980. Assim, tive a oportunidade de adquirir experiência no estudo da Biofísica de Membranas, tema que se tornou o carro chefe de meu laboratório, através do qual pude contribuir para o desenvolvimento da área no Brasil, que hoje possui uma comunidade biofísica atuante e produtiva. Ainda, por meio da colaboração continuada com Ian, obtivemos da IUPAB apoio para a realização, em São Paulo (2001), no Rio de Janeiro (2004, organizado por Ana Paula Valente), e em Maresias (2010, organizado por Antônio J. da Costa-Filho, Rosângela Itri e Eneida de Paula), o International Workshop on Spectroscopy for Biology, que, através de suas várias edições, possibilitou o crescimento do intercâmbio entre países da América Latina.
Homenageamos aqui esse pesquisador brilhante, que entre suas muitas realizações também contribuiu para o desenvolvimento da pesquisa em Biofísica Molecular na nossa região.
Ian faleceu em 9 de maio de 2024.
(relato preparado pela Profa. Dra Shirley Schreier, IQ/USP)
Comments